Blogs Pedagógicos


Nesta página estamos disponibilizando algumas informações sobre Blogs Pedagógicos, incluindo links para pesquisa. Clicando em postar UM COMENTÁRIO, você também poderá disponibilizar para o grupo suas pesquisas e opiniões sobre blog.
Vamos lá! Estamos aguardando.

Rosana e Thereza
Professoras NTE 15

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Blog são páginas na Internet, onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos do seu interesse. Para enriquecer a comunicação, ele dispõe de vários recursos como, imagem e som. Esse recurso de comunicação  está disponibilizado na Web com possibilidade de interação e interatividade entre família, amigos, grupo de interesses ou mesmo empresas. Diferencia-se de outras ferramentas síncronas e assíncronas como Chat, fórum, listas de discussão entre outras, pela possibilidade de interação, facilidade de acesso e atualização das informações através de comentários e posts. Pode ser atualizado freqüentemente, com mensagens curtas apresentadas de forma cronológica, podendo ser lido e comentado por pessoas que tenham acesso ao mesmo. É como uma página de noticias ou um jornal que segue uma linha do tempo com um fato após o outro. Alguns são voltados para diversão e outros, utilizados em situação de trabalho, ou por área de interesse para quem os escreve. Trazem links para outros blogs e o conteúdo é o mais diverso possível.

Para  Marcos Silva,
O Blog é um diário online no qual seu responsável publica histórias, noticias, idéias e imagens. Se quiser, ele pode liberar a participação de colaboradores que terão acesso para também publicar no seu blog. Como diário aberto, pode ter autoria coletiva, permitindo a todos publicar ou postar seus textos e imagens, como dialógica, como registro da memória de um curso. Como diário virtual, o professor ou estudante pode disponibilizar conteúdos de aprendizagem e postar sua produção pontual. O responsável cuida da publicação do conteúdo diário e da interação com os comentários postados pelos leitores-interatores. O Blog abriu caminho para congêneres como o Fotolog, que permite publicar imagens ou fotos que os visitantes podem comentar. O responsável pelo Blog libera o seu espaço para mensagens e para inclusão de novas imagens.

Eles são um símbolo do caráter democrático da Internet - todo mundo pode ter um e escrever o que quiser, sem pagar nada por isso. Os usuários que mantêm esses registros em sites da Internet são chamados de "blogueiros". Você pode ser um deles.

http://referenciaoficina.zip.net/


----------------------------------------------------------------------------------------


Compreendendo a Interatividade, Colaboração.

Nesse nosso desafio de buscar práticas inovadoras para ensinar e aprender, convém compreender melhor a interatividade.

Segundo Marco Silva, constitui em:


  • Participar colaborativamente: participar não é apenas responder “sim” ou “não”, prestar contas ou escolher uma opção dada, significa intervenção na mensagem como co-criação da emissão e da recepção.
  • Bidirecionalidade e dialógica: a comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção, os dois pólos codificam e decodificam.
  • Conexões em teias abertas: a comunicação supões múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações. 
Para colaborar, um indivíduo tem que debater idéias, (se comunicar), estar em sintonia com os outros participantes do grupo (se coordenar) e operar em conjunto no espaço compartilhado (cooperar)”.

Propor trabalhos em ambientes virtuais que envolvam a Interatividade, poderá ser de grande valia no contexto educacional,  se o professor for um mediador dos conhecimentos adquiridos pelo aluno, incentivando-o a interagir com autor e co-autor de seu processo de aprendizagem, numa perspectiva cooperativa e colaborativa. Assim, há possibilidade de haver trocas (interatividade) colaborativas, estabelecendo contatos concretos de trabalho com professores e alunos, na perspectiva de gerar conhecimentos.

---------------------------------------------------------------------------------------------

O uso do Blog . Uma possibilidade de interação e cooperação

Por registrar de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes, os Blog sobrepõe o paradigma linear onde, professor ensina e aluno aprende sem nenhuma interação.
Trabalhando com Blogs o professor passa a ser o mediador do processo de aprendizagem, possibilitando ao aluno maior autonomia na aquisição de aprendizagens significativas.
Escrever sobre algo implica em reflexão, critica, etc. e isto é fundamental no processo de aprendizagem, podendo desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento. Segundo Suzana Gutierrez, (pesquisadora do assunto) os blogs sintetizam este espírito de cooperação e interação através de projetos educacionais que desencadeiam entre os participantes o exercício da expressão criadora crítica, artística e hipertextual. Pela sua estrutura, (através dos links, dos comentários) permitem o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura.

O uso do Blog na educação, pode abrir novos canais de entendimento entre alunos e professor, incentivando com isso, o convívio e a aprendizagem das tecnologias envolvidas. O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, blog da turma com abordagem diferenciada, onde professores de diversas modalidades de ensino são convidados a serem co-autores de atividades em assuntos que podem ser abordados com seus alunos, ao mesmo tempo em que vão criando domínio da ferramenta na escolha de servidor, elegendo e editando o visual, com objetivos concretos, tudo isso coletivamente. Um blog feito por várias pessoas tem a vantagem de estar sempre mostrando novos textos, imagens, idéias. Se cada aluno colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia.
 Interessante seria trabalhar, por exemplo, análise de problemas que atrapalham o andamento escolar. O debate dessas questões estaria buscando soluções para resolvê-los, aumentando a autonomia e interação, formando uma teia de novos conhecimentos e resoluções, através da cooperação. Assim, professores e alunos podem, tornarem-se parceiros, um interagindo com o outro, entendendo que a dinâmica da dialógica se mistura com a dinâmica da aprendizagem, abrindo horizontes para com outros sujeitos aprender.


http://referenciaoficina.zip.net/

--------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário